O Descanso em Deus

Leitura e reflexão de  Hebreus 4, 11: "Esforcemo-nos, pois por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência."

Reflexão sobre Hebreus 4,11

O autor da carta aos Hebreus faz aqui um chamado solene à perseverança na fé, para que osque crêem na Salvação não repitam o erro da geração de Israel que, por sua incredulidade e desobediência, não pôde entrar no descanso prometido por Deus (Hb 3,18-19).

1. O Descanso Prometido

No contexto bíblico, o "descanso" pode ter vários significados. Em Hebreus 4, ele está relacionado ao descanso sabático de Deus na criação (Gn 2,2), ao descanso da terra prometida que Israel deveria alcançar (Dt 12,9), e ao descanso definitivo da salvação em Cristo, que aponta para a vida eterna. Esse descanso não significa inatividade, mas sim a comunhão plena com Deus, onde não há mais luta contra o pecado e as aflições da vida.

2. O Chamado ao Esforço

O versículo nos exorta a "esforçar-nos" para entrar nesse descanso, o que pode parecer um paradoxo, já que a salvação é pela graça, e não pelas obras (Ef 2,8-9). No entanto, esse esforço refere-se à perseverança na fé, à vigilância contra a incredulidade e à obediência aos mandamentos de Deus. Como Paulo ensina em Filipenses 2,12-13, devemos desenvolver a nossa salvação com temor e tremor, pois é Deus quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar.

3. O Perigo da Desobediência

O autor de Hebreus alerta para o exemplo negativo dos israelitas no deserto, que, por sua rebeldia, foram impedidos de entrar na terra prometida (Sl 95,8-11). Assim também, aqueles que rejeitam a graça de Deus e vivem em incredulidade correm o risco de não participar do descanso eterno.

4. Perseverança na Fé

A vida cristã exige perseverança e fé contínua. A confiança em Cristo nos dá descanso já no presente (Mt 11,28-30), mas o descanso final será plenamente desfrutado na eternidade. Portanto, devemos permanecer firmes na esperança do evangelho, sem endurecer o coração diante da voz de Deus.

Conclusão

Hebreus 4,11 nos lembra que o descanso de Deus não é para os negligentes ou incrédulos, mas para aqueles que, pela fé e obediência, perseveram até o fim. Assim, somos chamados a permanecer firmes em Cristo, confiando que Ele nos conduzirá ao descanso eterno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O sopro do Espírito Santo - Jesus aparece aos discípulos

Tempo de Advento - Semana 1 - Dia 2