Soberania de Deus e Sua Bondade Imutável
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Vamos refletir juntos sobre Tiago 1,16-18. Leia em sua Bíblia ou a seguir:
"16 Não vos enganeis, meus amados irmãos.
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.
18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas."
1. Soberania de Deus e Sua Bondade Imutável (v. 17)
- Tiago nos lembra que toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm de Deus, o "Pai das luzes". Isso reafirma a crença central na soberania de Deus sobre todas as coisas.
- Deus é descrito como imutável: “em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”. Esse atributo da imutabilidade é um fundamento importante, que ensina que Deus não muda nem em Sua essência, nem em Seus propósitos. Muitos acreditam que pode-se adaptar os textos bíblicos, amenizando-o, levando-se em conta que a sociedade de hoje é diferente daquela para a qual os textos foram escritos. Aqui, vemos que isso não é possível. Os princípios de Deus são imutáveis.
- Diferente da inconstância da criação (inclusive da luz que muda conforme os movimentos do sol), Deus permanece constante em Seu amor, justiça e misericórdia.
2. A Graça Soberana de Deus na Regeneração (v. 18)
- Tiago declara que Deus, “segundo o seu querer, nos gerou pela palavra da verdade”.Então, não fomos "gerados" espiritualmente por mérito próprio, mas segundo o propósito e vontade de Deus.
- A expressão "pela palavra da verdade" aponta para a centralidade da pregação do Evangelho como meio pelo qual Deus chama Seu povo para Si.
- Deus decide, segundo Seu querer, regenerar aqueles a quem Ele escolheu antes da fundação do mundo e "nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Efésios 1,4-5).
3. Santificação e Identidade como "Primícias" (v. 18)
- Somos descritos como “primícias das suas criaturas”. Isso reflete a ideia de que os regenerados em Cristo têm um papel especial: são os primeiros frutos de uma "nova criação" que Deus está estabelecendo. Entenda-se nova criação como uma transformação espiritual radical e definitiva que ocorre na vida daqueles que creem em Jesus Cristo.Antes de conhecer a Cristo, o ser humano está espiritualmente morto em seus pecados (Efésios 2:1). Ao ser regenerado pelo Espírito Santo, ocorre um renascimento espiritual. Isso é chamado de regeneração. A pessoa que é uma nova criação não vive mais segundo os padrões do mundo, mas busca viver conforme a vontade de Deus. Há uma mudança no coração, nos desejos e nas ações.
- Essa expressão aponta para a responsabilidade dos cristãos de viverem vidas que glorifiquem a Deus, sendo testemunhas do Seu poder redentor no mundo. A santificação é uma obra contínua na vida do cristão, conduzida pelo Espírito Santo.
Aplicações Práticas:
- Gratidão: Reconhecer que todas as bênçãos vêm de Deus nos leva a viver com um coração grato, sabendo que Ele é a fonte de todo bem.
- Confiança: Por Deus ser imutável, podemos descansar na certeza de que Seu amor e promessas nunca falharão.
- Santificação: Como primícias de Deus, somos chamados a viver de forma santa, buscando refletir o caráter de Cristo em todas as áreas da vida.
- Nova Criação: Ser uma nova criação significa viver com uma identidade renovada em Cristo, sabendo que, apesar das lutas diárias contra o pecado, Deus está realizando uma obra contínua em nós. Como "primícias", devemos procurar viver de forma que possamos refletir a glória de Deus, mostrando ao mundo o que significa pertencer ao Reino dos Céus.
Encaminhe o link que te trouxe até aqui para seus amigos, parentes e grupos de whatsapp. Vamos levar a Palavra de Deus para aqueles que não têm o hábito de lê-la e meditá-la. Se, pelo menos, uma pessoa a qual você enviar o texto parar para fazer a leitura e reflexão, já terá valido a pena.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário