Quem somos diante da entrada de Jesus em Jerusalém?
Hoje, nossa refexão faz lembrança da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Nas escrituras, temos a menção deste dia em Mateus 21, 1-11; Marcos 11, 1-11; João 12, 12-19, além de estar nas profecias como em Zacarias 9:9, e Isaías 62:11. Você pode ler e meditar essa passagem diretamente em sua Bíblia. Se preferir, você pode ler algumas dessas passagens:
⁹ Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.
Zacarias, 9, 9
"O Rei vem de Sião
⁹ Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta."
Isaías 62, 11.
"¹¹ Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra estas palavras: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardão."
João 12, 12-19
"A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém
¹² No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém,
¹³ tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!
¹⁴ E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo está escrito:
¹⁵ Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta.
¹⁶ Seus discípulos a princípio não compreenderam isto; quando, porém, Jesus foi glorificado, então, eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele e também de que isso lhe fizeram.
¹⁷ Dava, pois, testemunho disto a multidão que estivera com ele, quando chamara a Lázaro do túmulo e o levantara dentre os mortos.
¹⁸ Por causa disso, também, a multidão lhe saiu ao encontro, pois ouviu que ele fizera este sinal.
¹⁹ De sorte que os fariseus disseram entre si: Vede que nada aproveitais! Eis aí vai o mundo após ele."
Reflexão:
1. Zacarias 9:9 – A promessa do Rei humilde
“Alegra-te muito, ó filha de Sião... eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento...”
🔍 Reflexão:
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Esse versículo é uma profecia messiânica clara. O povo de Deus é convidado a se alegrar — não por um rei triunfante militarmente, mas por um Rei justo, salvador e humilde.
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O Rei montado em um jumentinho — símbolo de paz e humildade — contrasta com reis montados em cavalos de guerra.
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Eis, aqui, a revelação que o Reino de Deus não é estabelecido por força humana, mas pelo poder da graça de Deus, que opera de forma contracultural.
📜 2. Isaías 62:11 – O anúncio da salvação
“Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa...”
🔍 Reflexão:
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Isaías também anuncia a vinda do Salvador, o enviado de Deus que trará consigo recompensa e galardão — não no sentido de mérito humano, mas como fruto da obra redentora de Cristo.
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A recompensa está nele, não em nós.
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O texto ecoa a mensagem da soberania de Deus que promete e cumpre: é Ele quem vem, é Ele quem salva, é Ele quem traz o galardão.
📜 3. João 12:12-19 – O cumprimento em Jesus
“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!”
🔍 Reflexão:
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João narra o cumprimento das profecias anteriores em Jesus. O povo reconhece, ainda que parcialmente, que Ele é o Rei prometido.
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Jesus monta o jumentinho não por acaso, mas intencionalmente, cumprindo as Escrituras.
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Os discípulos só entenderam o que estava acontecendo depois da ressurreição — o que nos lembra que a plena compreensão das Escrituras só acontece à luz da cruz e da ressurreição, e por ação do Espírito Santo.
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A multidão celebra, mas o texto mostra a tensão: nem todos compreendem o tipo de Reino que Jesus veio estabelecer. Os fariseus temem, os discípulos ainda estão confusos — mas o plano soberano de Deus está em curso.
✝️ Aplicação:
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Cristo é o cumprimento das promessas — Em Cristo, Deus cumpre com precisão todas as profecias messiânicas. Isso fortalece a nossa confiança na Escritura como infalível e suficiente.
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O Reino de Deus é invertido — Ele vem humilde, montado em jumento, revelando que o verdadeiro poder está na fraqueza da cruz e não no poder humano. Isso nos chama à humildade e à dependência da graça.
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A salvação é graça, não mérito — Ele é o Salvador que vem, não para recompensar o mérito, mas para dar gratuitamente o dom da vida eterna aos que creem. Celebramos, pois, a salvação por Cristo .
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A verdadeira vitória é espiritual — A glória do Rei não está em aclamações humanas, mas em sua morte substitutiva e sua ressurreição. A cruz é o trono do Rei.
Quem somos diante da entrada de Jesus em Jerusalém?
Quando Jesus entrou em Jerusalém, montado em um jumentinho, cumprindo a profecia de Zacarias 9.9, Ele foi recebido por uma multidão que clamava:
“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!”
Mas poucos dias depois, outra multidão gritaria:
“Crucifica-o!”
Somos chamados a examinar nossa fé não apenas pelo que dizemos com os lábios, mas pelo que cremos de fato no coração e demonstramos em nossa vida.
1. Somos os que verdadeiramente celebram a entrada de Jesus?
Se acreditamos que somos salvos pela fé em Cristo, então nossa aclamação a Jesus como Rei e Salvador não é apenas uma emoção momentânea ou tradição religiosa. É uma resposta de um coração regenerado, transformado pela obra do Espírito Santo.
Celebramos a entrada de Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e nos submetemos ao Seu reinado com sinceridade,.
2. Somos os que aclamam hoje, mas logo o crucificam?
Talvez essa seja a categoria mais comum entre os cristãos nominais. Aclamamos Jesus em nossos cânticos, eventos e redes sociais, mas quando o discipulado exige renúncia, obediência e arrependimento, preferimos o conforto do pecado.
Somos chamados ao exercício de uma fé viva e perseverante, com frutos de arrependimento e santificação, evidência de que a fé verdadeira produz uma nova vida. Se apenas o adoramos no domingo, mas vivemos como se Ele não fosse Rei na segunda-feira, talvez estejamos entre os que gritam “Hosana!” hoje, mas vivem como se Ele fosse um impostor amanhã.
3. Somos os que não creem e criticam?
Em tempos de secularização, muitos zombam da fé cristã, rejeitam o senhorio de Cristo e o veem apenas como um personagem histórico. Mas a Palavra é clara: todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2.10-11).
Aqueles que rejeitam a salvação em Cristo hoje, estão negando o único meio de reconciliação com Deus. Por isso, a Igreja é chamada a proclamar com ousadia e amor:
“Eis aí vem o teu Rei, justo e salvador” (Zacarias 9.9)
Conclusão
A pergunta permanece: Quem somos nós diante de Jesus que entra em Jerusalém hoje?
Entendendo a salvação como uma obra soberana de Deus, somos desafiados a viver não apenas com palavras, mas com um coração transformado pela graça. Se de fato O recebemos como Rei, então vivamos sob o Seu governo com gratidão, santidade e fidelidade.
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