Como manter a chama da esperança acesa no luto

 Quem já perdeu um ente querido, sabe como é dura a dor da separação. A minha perda é muito recente. Perdi meu pai há 3 dias, em plena Páscoa (Que data linda para fazer a própria páscoa!). Restou um enorme vazio dentro do peito e uma dor que só não é maior porque minha fé me sustenta e, com ela, a esperança do reencontro na vida eterna que Jesus nos ofereceu com seu sacrifício.


Manter a chama da esperança acesa no luto não é uma questão de ignorar a dor, mas de alimentar a alma com as verdades que não mudam, mesmo quando nossos sentimentos oscilam drasticamente. Essas verdades são chamadas  de "Meios de Graça" — instrumentos que Deus usa para nos sustentar quando nossas próprias forças se esgotam.



Aqui estão cinco orientações práticas e teológicas para os momentos de fraqueza que tenho buscado nestes primeiros dia e gostaria de compartilhar com vocês:

1. Pratique a "Lamentação Bíblica"

Muitos cristãos acham que precisam "fingir força" diante de Deus. No entanto, os Salmos estão cheios de lamentos (como o Salmo 13 ou o 88).

  • A Dica: Nos momentos de maior fraqueza, não fuja de Deus; fuja para Deus com suas perguntas e lágrimas. Diga a Ele: "Senhor, hoje a saudade dói mais que ontem. Sustenta-me conforme a Tua promessa." * A Esperança: A esperança não morre no lamento; ela se fortalece porque você está depositando sua dor no único Altar que pode suportá-la.

2. Foque no "Pão de Cada Dia" (A Dieta do Maná)

O luto nos faz olhar para o futuro e sentir pavor do vazio que virá. Isso gera ansiedade e apaga a esperança.

  • A Dica: Aplique a teologia do deserto: Deus dava o maná para um dia de cada vez. Não tente resolver a saudade do próximo mês ou do próximo ano. Peça a Deus graça apenas para as próximas 24 horas.

  • A Esperança: "A tua força será como os teus dias" (Deuteronômio 33:25). A esperança se renova quando percebemos que Deus nos deu forças para vencer o dia de hoje.

3. Apegue-se à "Doutrina da União com Cristo"

Uma das joias da nossa fé é saber que, pela fé, estamos unidos a Cristo. Se o seu ente querido partiu em Cristo e você está em Cristo, vocês continuam unidos pelo mesmo "tronco" da videira.

  • A Dica: Quando se sentir sozinho, lembre-se que a distância entre você e seu ente é apenas física. Espiritualmente, ambos estão sob o olhar do mesmo Salvador.

  • A Esperança: A comunhão dos santos é uma realidade invisível, mas poderosa. A esperança brilha quando entendemos que a separação é de morada, não de família.

4. Ocupe a Mente com a "Glória Futura"

O luto tende a nos deixar "olhando para o chão" ou para o túmulo. Precisamos levantar o olhar.

  • A Dica: Leia textos sobre o Novo Céu e a Nova Terra (Apocalipse 21 e 22). Visualize a realidade de que não haverá mais pranto, nem dor, nem morte.

  • Apocalipes 21: 4 nos lembra: "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." Enquanto o Apocalipse 22: 5 nos traz esperança: "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre." 

  • A Esperança: A esperança cristã não é um "desejo vago", mas uma expectativa certa. Ao estudar sobre a glória, você lembra que o que está vivendo agora é o "intervalo" curto de uma história que termina em festa e reencontro.

5. Não se Isole do "Corpo de Cristo"

A tendência na fraqueza é o isolamento, mas a brasa longe do fogo se apaga mais rápido.

  • A Dica: Permita que os irmãos de fé o carreguem em oração quando você não conseguir orar. Ouça hinos que exaltam a soberania de Deus e a vitória sobre a morte.

  • A Esperança: Muitas vezes, a chama da nossa esperança é mantida acesa pelo "sopro" da oração de um irmão. A igreja é o ambiente onde a esperança é compartilhada.


Uma Palavra de Ânimo

Lembre-se do que diz o profeta Isaías: "Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega" (Isaías 42:3).

Se hoje a sua esperança parece apenas um pavio que fumega, saiba que o Senhor, em Sua soberania e ternura, não vai apagá-la. Ele a protegerá com Suas mãos até que ela volte a ser uma chama brilhante.

Lembre-se sempre: um dia de cada vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Mundial da Paz